• banner_ton_angotti
  • banner_eduardo_baravelli
  • banner_carla_cristina
  • banner_premio_anpur_brose
Home
undefined

Editorial

20130107_172322_1

 

Sintonia internacional na distribuição do livro acadêmico

A parceria entre a Annablume e a distribuidora Bookpartners chega a 250 títulos. São livros que estão permanentemente acessíveis e podem ser adquiridos em qualquer ponto do país. Ainda em 2017, todo o catálogo ativo da editora estará disponível.

Continua...

Antropologia Contemporânea

antropologia_do_homem_global

 

Christoph Wulf, professor da Universidade Livre de Berlim, oferece uma fundamental contribuição para a atual discussão dos destinos da Antropologia.

Dois caminhos contraditórios se chocam hoje. Um orientado para uma globalização uniformizante, outro enfatiza as condições de diversidade cultural. Por Christoph Wulf.

Economia e Ecossistema Global

economia_ecologica


Livro apresenta os fundamentos da Economia Ecológica tendo como um de seus autores o principal economista ecológico em atividade, Herman Daly.

Daly desenvolveu o corpo analítico básico que caracteriza hoje a Economia Ecológica. Por Ademar Ribeiro Romeiro.

 

Vídeo Ativismo

reinventando_a_cidade

 

Guilhermo Aderaldo apresenta os coletivos vídeo-ativistas paulistanos, mostrando que as transformações sociais do Brasil passam pelo acesso às tecnologias comunicativas e pelo protagonismo criativo de populações marginalizadas.

Oceanografia e Pesca Tradicional

guerra_nos_mares_do_sul


Livro analisa os conflitos nos territórios de pesca na Lagoa dos Patos, no RS, sob três perspectivas de conhecimento: o ecológico tradicional, o científico moderno reducionista e o governamental.

Gustavo Moura: Na “Guerra das Ciências” dos anos 1990 se consolidou a práxis totalitária da Oceanografia.


Pós-desenvolvimentodemocracia_pos_desenvolvimento_e_gestao_de_bens_comuns


Os artigos deste livro são reflexões a partir da problematização coletiva das perspectivas da noção de bem comum, que traz o tema dos horizontes utópicos para o cotidiano do ser humano.

Obra ajuda a preencher o vazio deixado pelos anos de desconstrução, convidando para uma reflexão inovadora sobre alguns dos temas mais urgentes de nossa época. Por Sérgio Costa.

Trabalho Portuário

trabalho_a_deriva


Livro aborda as mudanças originadas pela reforma do setor portuário, de 1993, cujo objetivo foi retirar o Estado das operações portuárias e abri-las ao capital privado.

Focando nos estivadores de Santos, o texto analisa os principais temas relacionados à privatização portuária seja no Brasil, seja no exterior. Por Iram Jácome Rodrigues.

Gênero e Trabalho em T. I.

armadilhas_da_flexibilidade

 

Partindo da perspectiva de classe, gênero e raça, Bárbara Castro analisa o perfil de trabalhadores vinculados ao campo da Tecnologia da Informação.

Angela Araújo: Pesquisa permite compreender como as experiências dessa forma de trabalho, que se desenvolve por projetos, são vividas por homens e mulheres.

Código Florestal Brasileiro

codigo_florestal_e_compensacao_de_reserva_legal

 

Paulo Roberto Cunha analisa os processos político-legislativos alusivos ao Código Florestal brasileiro, com foco no mecanismo de compensação de reserva legal.

 

Ciência, Medicina e Propaganda

nao_ha_cura_sem_anuncio


A partir das transformações de São Paulo na primeira metade do século XX, Gabriel Kenzo investiga como o modelo científico que se pretende hegemônico opera para se firmar no cotidiano da sociedade.

Mariza Romero: A transformação dos medicamentos em mercadoria e seu consumo não poderiam se estabelecer sem uma relação estreita entre produção, publicidade e lucro.

Trânsito e Relações Sociais

mobilidade_precaria_na_metropoli_de_sao_paulo

 

Ricardo Barbosa refaz um percurso histórico e revela como a mobilidade precária em São Paulo já ganhava impulso nos anos 1930 com a emergência do transporte por ônibus.

O caráter desigual da urbanização se revela por meio de diferentes facetas; uma delas é a forma como a população circula. Por Mónica Arroyo.

 

Limites à  Incorporação Financeira

operacao_urbana_e_lutas_sociais


Ao contar a história da propriedade no bairro do Butantã, em São Paulo, Márcio Rufino chega à Operação Urbana Consorciada Vila Sônia. E mostra como os movimentos sociais locais conseguiram reverter esta ação da Prefeitura com o grande capital.




 
^ Top ^