
O Kuruma Ningyo e o corpo no teatro de animação japonês Marco Souza Formato 14x21cm, 102 páginas ISBN: 85-7419-531-6
Este livro apresenta o resultado de uma pesquisa sobre o modelo específico de teatro de animação japonês conhecido como "Kuruma Ningyo". Promovendo um diálogo fértil entre a história do teatro de animação e as características singulares da cultura japonesa, Marco Souza mostra, com erudição e clareza, as diferentes formas de interação entre o corpo humano e o corpo do boneco, entre o animado e o inanimado. A partir desse ângulo absolutamente original, identificam-se as diferenças e as combinações das várias possibilidades do corpo através de uma abordagem que revela como esse ofício teatral é fruto direto de uma associação rica e complexa entre cultura, genética, técnica, filosofia e arte.
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Sumário sintetizado
Apresentação Christine Greiner
Capítulo 1 No objeto e no corpo Os pensamentos do objeto O que pensam do objeto O corpo que pensa
Capítulo 2 O corpo e seu duplo Hitogata e Katashiro Mono e co-evolução Corpo e contaminação
Capítulo 3 Nas fronteiras do corpo Dualísticas Comunicação Movimento
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