• banner_ton_angotti
  • banner_eduardo_baravelli
  • banner_carla_cristina
  • banner_premio_anpur_brose
Home Todas as Coleções Cidadania e Meio Ambiente
O paradigma da ciência pós-normal
o_paradigma_da_ciencia_pos_normal
O paradigma da ciência pós-normal
16X23 cm, 134 páginas
Leandro Luiz Giatti
Isbn 978-85-391-0726-1

 

Este é um livro bastante atual e representa uma importante contribuição para a formação de alunos de graduação e pós-graduação que tenham interesse em explorar os temas relacionados aos problemas socioambientais. Combina três conjuntos de práticas interligadas, ainda que nem sempre sejam visíveis suas interações.
O primeiro envolve as práticas do fazer ciência e a necessidade de caminharmos em direção à uma comunidade ampliada de pares (científicos e não-científicos) na construção de conhecimentos mais amplos. O segundo envolve as práticas que vão do fazer ciência ao fazer política, em que se reconhece que a ampliação da participação social não só contribui para conhecimentos mais amplos e diversificados, mas produz decisões que podem ser mais consensuais e duradouras.
O terceiro envolve o caminhar na direção da governança e reconhecer que há uma diversidade de interesses e valores simultaneamente em jogo e que permeiam desde as escolhas relacionadas à organização dos fatos e suas interpretações, até as relacionadas às propostas de alternativas e soluções, que definem quem deverá ser beneficiado e a que custos nos processos decisórios. São desafios atuais e que exigem ampliar e diversificar os modos de ver, julgar e agir sobre os problemas socioambientais. Convido o leitor a adentrar neste pequeno universo de grandes desafios.
Carlos Machado de Freitas
Fundação Oswaldo Cruz

 

 
^ Top ^