• banner_carla_cristina_trabalho
  • bannerarturrozestra
  • banner_resistencias_sagradas1
  • banner_andre_costa
Home
Gênero expandido

 

genero_expandido_2

Gênero expandido: performances e contrassexualidades
Dodi Leal e Marcelo Deny - organizadores
Formato 16x23 cm, 420 páginas
ISBN 978-85-391-0908-1

 

Compre aqui


O sujeito hoje rascunha identidade ,
por Dodi Leal e Marcelo Denny


Da impossibilidade de afirmar-se enquanto totalidade e, simultaneamente, da vigorosa recusa de ver-se enquanto unidade, o sujeito hoje rascunha identidade por operações fecundas. No entanto, em tempos de sucessivos golpes, os processos de gênero que se desenham são perspectivados com traços que parecem nos escapar. Fracassos históricos que ora dependiam de revoluções para formar simetrias, parecem nos colocar agora diante do seguinte exercício: gênero pela categoria do expandido pressupõe gestos ininterruptos.


Se processos hegemônicos se apoiaram fortuitamente em nós mesmas/os até o presente para se legitimarem e se o vocábulo crise já não desperta modos transformativos das opressões, são as insurreições artísticas que convocamos na presente obra para tratar de gênero. Recusar-se a ontologizar a prática de ver-se e ver a/o outra/o no social tira da zona de conforto até mesmo estratégias sociais harmonizadoras. A tensão com a qual trabalhamos aqui tem na ação do imaginário sensível e no inventário poético a força para desmentir as injúrias que ainda sequer foram inventadas pela cisnormatividade.


Queremos com este labor, por outro lado, desmentir também. Será preciso desapegar-se da arte e da sexualidade, tais quais concebidas como áreas, para suportar dispositivos de gênero pensados pela marginalidade. Da espessura densa que tem os centros das estéticas clássicas ou das sexualidades intimistas, esta tessitura complexa e arredondada que chamamos agora de livro-lugar se opõe ao privado mostrando em tom de ruptura e de fronteira as lindezas dos saberes e afetos públicos das periferias do social.


Impuro e contrassexualizado, o percurso aqui costurado tem nos closes os momentos que darão ritmo e turbulência aos choques de gênero expandido. Pelo número de contribuições e pela provocação de ver o diálogo e a paquera entre os textos, há a sugestão em partes. Partes estas assumidamente partidárias de invenções e possibilidades para atacar paradoxos reificadores. São elas: Parte 1 - CORPO e PERFORMATIVIDADE, Parte 2 - TEATRO e Parte 3 - SABER e AFETO.



 

 
^ Top ^